sábado, 31 de janeiro de 2015

644 -- ALDEIA DO SOAJO - PENEDA GERÊS - ARCOS DE VALDEVEZ

644

Aldeia do Soajo

A aldeia (e vila) do Soajo localiza-se na parte sudeste do concelho de Arcos de Valdevez, já inserida em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês.
Esta vila tem já uma longa presença humana, que se consolidou com a elevação a sede de concelho entre 1514 até a reforma administrativa do séc. XIX.
DSC02405
Entrada da aldeia
DSC02427
Ruas no Soajo
Aos caminharmos pelas ruas desta desta povoação podemos reparar na construção das casas típicas construídas em lajes graníticas bem trabalhadas.
No centro, temos o Largo do Eiró onde se localiza o edifício quinhentista dos antigos Paços do concelho e mesmo ao lado o Pelourinho. Este Pelourinho está classificado como Monumento Nacional e a sua forma curiosa poderá ser uma representação escultórica do antigo privilégio cedido ao concelho, de nenhum fidalgo permanecer na vila mais tempo do que o necessário para se esfriar um pão quente, posto ao ar na ponta de uma lança. A lança seria, assim, o fuste e o pão o remate triangular :)
DSC02410
Pelourinho no Largo de Eiró
DSC02415
Estátua do “Cão do Soajo”
DSC02424
Interior da aldeia
DSC02411
Igreja Matriz
Mas é pelo grande conjunto de espigueiros que esta vila é tão conhecida! O conjunto está classificado como Imóvel de Interesse Publico está situado um pouco mais abaixo do núcleo da povoação. São 24 espigueiros inteiramente de pedra implantados sobre um enorme penedo de afloramentos graníticos. Foram construídos durante o séc. XVIII (o mais antigo de 1720!) e o séc. XIX.
DSC02391

Sem comentários:

Enviar um comentário